sábado, 17 de março de 2007

Objetivos e conteúdos - Relações Humanas e Ética 2007

Escola Técnica Estadual Irmão Pedro
Curso Técnico em Contabilidade
Disciplina de Relações Humanas e Ética
Professor Jarbas Felicio Cardoso
Objetivos
Proporcionar ao aluno a caracterização e análise dos processos básicos do comportamento humano, focalizando o contexto das organizações: percepção (destaque à percepção social), motivação (ênfase à motivação para o trabalho), pensamento e linguagem (ênfase nas representações sociais), comunicação. Conceituação e caracterização de papéis sociais e processos grupais nas organizações. Ofertar também uma abordagem dentro dos princípios éticos que orientam a atividade do profissional contabilista.

Conteúdos Pragmáticos
1. As Relações Humanas
1.1. Considerações iniciais
1.2. O que é Relação Humana?
1.3. A Importância das Relações Humanas para o Téc. em Contabilidade
1.5. Comunicação
1.6. Imagem e marketing pessoal

2. Processos psicológicos básicos e suas manifestações no contexto das organizações
2.1. Presença da Psicologia – teorias e práticas
3. Introdução ao estudo da percepção

3.1. Sensação e percepção
3.1.2. Tipos de percepção
3.1.2.1. Percepção social
3.2. Motivação e Trabalho
3.2.1. Motivos: conceito e importância
3.3. Teorias motivacionais4. Possibilidades e entraves no contexto das organizações
4.1. Processos Grupais nas Organizações
4.2. O indivíduo na organização
5. Liderança e tipos de liderança
5.1. O papel do líder no grupo

5.2. Cooperação e Competição
5.3. Problemas Humanos no Ambiente de Trabalho
6. Ética
6.1. Introdução – o que é ética?
6.2. Os costumes
6.3. Teorias da ética
6.4. Ética e normas deontológicas

6.5. Código de ética do contabilista: direitos e deveres do profissional em contabilidade

Método
A metodologia prevista para a disciplina compreenderá aulas expositivas dialogadas sobre os tópicos do programa e sua contextualização; estudos de casos, leitura e discussão de textos selecionados, seminários que fomentem a participação e a desenvoltura do aluno e desenvolvimento de exercícios individuais e em grupo, em sala da aula. Além disso, poderão ser solicitadas leituras extra-classe de textos relacionados com o conteúdo da disciplina.


Avaliação
A avaliação dos alunos levará em conta os seguintes procedimentos: a) presença e participação nas aulas (10%). b) apresentação de seminários e verificação de leitura (25%). c) elaboração de trabalhos ou pesquisas no campo das relações humanas(25%). Será aplicado também como forma de avaliação uma prova e um teste em cada semestre (40%).


Critério
A avaliação terá como critérios a participação do aluno no desenvolvimento do programa e o grau de pertinência e coerência de sua produção escolar voltada à elaboração de sínteses de conhecimento a respeito dos temas propostos no programa.


Normas de Recuperação
O aluno que necessitar terá assistência individual para recuperação dos conteúdos. Esta será de forma contínua e, ao final, o aluno será submetido a trabalhos ou a prova escrita sobre parte ou todo o conteúdo.


Bibliografia
ALMEIDA, Aires. MURCHO, Desidério. A Arte de Pensar – Vol 01 e 02. Lisboa: Didática. 2003.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômiacos. Trad. De Mário da Gama Kury. Brasília: UnB. 2001.
BERGAMINI, C.W. Psicologia Aplicada à Administração de Empresas. São Paulo: Atlas. 1992.
CABRAL, Álvaro. OLIVEIRA, Eduardo Pinto. Uma breve história da Psicologia. Rio de Janeiro: Zahar. 1972.
DAVEL. Relações Humanas e Subjetividade. Petrópolis: Vozes,1996.
FIGUEIREDO, Luís Cláudio M. SANTI, Pedro Luiz Ribeiro de. Psicologia uma (nova) introdução. São Paulo: EDUC. 2000.
FIORELLI, José Osmir. Psicologia para Administradores, integrando teoria e prática. São Paulo: Atlas. 2004.
GAARDEN, Jostein. O mundo de Sofia (João Azenha Jr. Trad.). São Paulo: Cia Das Letras. 1995.
GOODWIN, James C. História da psicologia moderna. São Paulo: Cultrix.2005.
INEDI, Relações Humanas e Ética (Profissional), módulo IV, Curso de Formação de Técnicos em Transações Imobiliárias,3 Unidades. Brasília. Disponível em: www.inedidf.com.br. 2005. Na internet em 13/03/2007.
MINICUCCI, Agostinho. Relações Humanas: Psicologia das Relações Humanas. São Paulo: Atlas. 2001.
MORRIS, Charles G. MAISTO, Alberto A. Introdução à Psicologia. São Paulo: Person. 2004.
MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento Interpessoal. Petrópolis: LTC. 1983.
ROBINS, S. Comportamento Organizacional. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
SINGER, Peter. Ética Prática. Trad. De Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes. 2002.

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